- Área: 292 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Rene de Wit
Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa desse projeto foi transformar e estender um casa histórica no centro de Best, um vilarejo no sul da Holanda, em uma clínica de odontologia com quatro salas de tratamento. A questão central foi como a extensão responderia à arquitetura existente e como aproveitar a configuração verde do terreno.
As quatro novas salas de tratamento estão alocadas em um novo volume que ao mesmo tempo em que imita, faz contraste à casa existente. É um volume arquétipo derivado da construção histórica - assume a mesma inclinação do telhado-, mas que é materializada em um material bem diferente. Ambos os telhados e fachadas a extensão são revestidos com zinco. Isso fortalece a qualidade icônica do arquétipo e torna a ampliação em um "alien contextual" que se mistura com o entorno rural e, ao mesmo tempo, cria um novo marco na paisagem que expressa sua nova função.
O novo volume fornece às novas salas um espaço tipo de uma habitação miniatura. Seu alto telhado resulta em um amplo espaço vertical que se conecta à perspectiva do paciente na cadeira do dentista. Uma luminária de teto em cada sala de tratamento possibilita que os pacientes se relacionem com o exterior, mesmo durante o tratamento. Uma grande "janela flor", que também serve como banco, inunda a sala com luz natural e oferece a equipe e seus pacientes uma vista enquadrada do entorno natural.
Todas as funções secundárias da clínica estão posicionadas na casa existente sem prejudicar sua estrutura e seus detalhes de 1930. O paciente entra e aguarda em uma atmosfera aconchegante e familiar que, junto com a experiência do jardim circundante, faz com que a visita necessária ao dentista seja uma experiência (um pouco) mais confortável.